Bomba de Combustível _______________________________________________________________________
A bomba de combustível fica alojada dentro do tanque (alguns veículos, no passado, utilizavam bombas elétricas fora do tanque) e tem como função mandar a gasolina ou álcool, por meio de mangueiras, para o motor.
Nesse caminho, o combustível passa primeiro por um pré-filtro, que faz parte do conjunto da bomba, e depois pelo filtro de linha (combustível). A falta de Manutenção Preventiva desses dois componentes são os principais causadores de problemas na bomba. Por isso, a limpeza periódica do pré-filtro e a troca, conforme especificação do fabricante, do filtro de combustível são fundamentais para garantir uma maior vida útil e um bom funcionamento desta peça.
A recomendação é de que a limpeza e substituição dos filtros sejam feitas a cada 15.000 km. Mas este prazo pode variar conforme o local onde o veículo transita. Em grandes centros urbanos, com grande concentração de poluentes, ou em estradas de terra, o prazo de validade dos filtros pode reduzir consideravelmente.
Outro fator importante é a qualidade do combustível utilizado. Evite abastecer o carro em locais duvidosos, para não utilizar gasolina adulterada. O uso indevido do álcool em veículos movidos originalmente a gasolina também é prejudicial. Além disso, os veículos que foram convertidos a GNV não devem andar com o tanque vazio. Isso prejudica o funcionamento da bomba e reduz a sua vida útil.
|