Filtro

Filtro
______________________________________________________________________


Um veículo é dotado de quatro filtros de extrema importância para o funcionamento de todo o sistema. São eles: filtro de óleo, combustível, ar e cabine (independente de haver ar-condicionado). Eles têm a função de filtrar impurezas como poeira, ferrugem, partículas metálicas e gases tóxicos, entre outros inúmeros resíduos que podem afetar os sistemas que protegem, além do motorista e dos passageiros. Fabricantes recomendam seguir as instruções do Manual do Proprietário do veículo, que indica o tempo e quilometragem para a troca destes componentes. Esse prazo pode variar conforme as condições de utilização do veículo, por exemplo, em ambientes de muita poluição e poeira ou situações que demandem maior desgaste do motor. Se houver uso excessivo da marcha lenta, a troca deverá ser antecipada, pois o filtro estará sujo antes do tempo recomendado. Por isso, a Manutenção Preventiva baseada em um check-up regular das peças é a maneira indicada e mais eficaz para todos os componentes do veículo. A falta de Manutenção Preventiva e a substituição dos filtros provocam aumento de consumo de combustível e desgaste prematuro de inúmeras peças do motor, como o pistão, por exemplo, que pode ser danificado por uma pedrinha que passe pelo filtro de ar desgastado e entre na câmera de combustão do carro. Neste caso, uma troca de filtro de menos é muito mais barata que a retífica ou a troca de peças mais caras do propulsor. Além disso, veículos com filtros de combustível, óleo e ar de motor vencidos poluem mais. Outro filtro muito importante para a saúde do condutor do carro é o de cabine. Ele é responsável pela filtragem das impurezas e tóxicos do ar que entram no carro.


 voltar